A brincadeira consiste em Blefar.
O jogo foi feito para ser jogado com 1 juiz e no mínimo 4 jogadores, porem é interessante que não sejam mais de 6, para manter a aleatoriedade das cartas nas mãos dos jogadores, mas isso pode ser controlado aumentando os tipos de cartas e o tamanho do baralho a ser usado.
O baralho básico (para 4 a 6 jogadores) só deve possuir 3,4, J, Q, K e A, de tal forma a somar 52, podendo-se fazer uma combinação qualquer.É interessante que os jogadores não saibam disso logo de inicio, faz parte do jogo entender o que está acontecendo e "se virar".
O objetivo é apostar no numero de uma “certa carta” entre as cartas dos jogadores, ou o numero de um certo casal de cartas.
As cartas do baralho do jogo são as representações do sistema monetário, , então comparativamente os valores para as cartas no jogo são, em ordem crescente:
Carta: Valor:
3(Tríade)----------------------------------1
4(Quadra) -------------------------------2
J(Grão)------------------------------------3
Q(Dama)----------------------------------4
K(Meio-Barão)--------------------------5
A(Barão)----------------------------------6
Casais(Qualquer combinação) --3
Sendo o jogo baseado em apostas, cada jogador deve aumentar a "aposta", sendo possível faze-lo aumentando o numero de cartas na aposta (do mesmo tipo) ou mudando a carta, para que o falar somado seja maior . Duas Damas valem 8, três Damas valem 12 assim por diante. Para os casais os valores são menores, porem crescem de forma mais rápida, um casal vale 3, dois valem 6, mas três casais valem 12, e quatro vale 24.
Os “valores” das apostas não contam como pontos, propriamente ditos.
O coringa vale como qualquer carta, porem, se o blefe for feito por seu detentor ele vira a carta do blefador, não podendo assumir outro valor posteriormente.
Um Blefe consiste no ato de apostar acima dos valores de cartas que a mesa possui. Por exemplo, se mesa tem 50 pontos. Se falar qualquer coisa acima disso, como “Temos 10 Barões na mesa(60 pontos)” é considerado um blefe, pois na sua mão você tem menos pontos do que está “apostando”.
è Primeira rodada
-> O baralho aparentemente tem todas as 52 cartas, porque os jogadores não foram informados, só os espertos se tocaram durante as apostas que existem muitas cartas iguais em suas mãos, e os melhores blefadores ganham.
è Segunda rodada
->Os jogadores já entenderam que o baralho é desigual, mas o Juiz irá trocar o baralho e acrescentar dois coringas nele, só contando que um foi adicionado. Dessa forma dois jogadores da mesa acharão que possuem maiores chances que os outros, sendo mais agressivos.
è Terceira Rodada
->A partir desse ponto os jogadores já aprenderam as regras, ou deveriam. Deixe o jogo rolar normalmente. ->Se lembre que ganha pontos que Blefar bem.
Critérios de pontos:
è Blefes rendem pontos, quanto mais alto o risco mais pontos (mas não conte aos jogadores). O valor de um blefe é dado subtraindo de seu valor o valor da mão do jogador e dividindo ele por 4.
è Ganhar honestamente (sem blefar) só rende 1 ponto. Ganha quer acertar o numero de cartas, ou por descobrir quem está blefando errado, um blefe muito alto pode parecer falso na primeira rodada, mas os jogadores logo entenderão que só blefes altos lhes renderão frutos.
Note que o jogo só funciona se os Pjs estiverem colocando algo na linha, se e somente se algo importante para o grupo está em aposta que os jogadores se empenharão em ganhar o jogo.
No fim do jogo ganha quem tiver o maior numero de pontos. Se ocorrer um empate será necessário uma nova rodada.